No final de 2023, foram lançadas diversos novos headsets principalmente focados no gaming, desde opções da Sony Inzone, PlayStation, Logitech e muitos outros. Entre as melhores está este Logitech ASTRO A50 X LIGHTSPEED, um headset posicionado num patamar premium e que se diferencia pela inclusão de uma base, que serve para muito mais do que o pousar para carregar.
Na verdade, apesar da qualidade de som ser o maior destaque neste Logitech ASTRO A50 X LIGHTSPEED, existem especificidades relacionadas com a base que o diferenciam de forma mais vincada. Especialmente porque a base tira parte do foco ao headset em si na hora de escrevermos sobre este dispositivo. O trabalho da Logitech merece os maiores dos elogios, mas relembra aquele ditado que “não há bela sem senão”.
Para quem usa diariamente vários headsets com características específicas para diferentes propósitos, está-se a tornar cada vez mais comum assistir à chegada de novos equipamentos com muito de interessante, mas sempre envoltos numa ausência ou contrapartida que o retira da tua equação. Digo isto porque o trabalho da Logitech representa muito bem isto.
Logitech ASTRO A50 X LIGHTSPEED + Base Station (399 euros no site oficial)
O Logitech ASTRO A50 X LIGHTSPEED é apresentado como um dispositivo com a melhor das qualidades a nível de som, com um microfone extremamente competente no isolamento de voz, com fortes argumentos no cancelamento de ruído e capaz de te permitir transitar facilmente entre diversas plataformas gaming, seja consolas ou PC. É um headset premium e de grande gabarito.
Principais destaques
- Excelente qualidade geral de som
- Som limpo e nítido graças aos drivers Pro-G Graphene
- Base com suporte HDMI 2.1 para a melhor qualidade sonora nas consolas
- Microfone surpreendentemente competente no isolamento da voz
- Muito competente no cancelamento de ruído
- Confortável e relativamente leve
- A bateria pode durar até mais de 20h
- Compatível com o Áudio 3D da PS5 e Dolby Atmos
- Compatível com a PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One e com PC
- Facilidade na transição entre plataformas
Após jogar com headsets como o PlayStation Pulse 3D, Sony Inzone Buds, Sony Inzone H5, e outros que uso diariamente para ouvir música ou ver filmes na televisão ou telemóvel, ampliei a minha compreensão dos principais parâmetros que representam para mim uma forte experiência. Poderá ser óbvio referir que a qualidade do som estará sempre em primeiro plano, mas existem outros detalhes como conforto (especialmente num over-ear que pode aquecer as orelhas e transmitir uma sensação exagerada de peso), qualidade dos materiais e facilidade de uso.
Posso escrever já que o Logitech ASTRO A50 X LIGHTSPEED apresenta decididamente a melhor qualidade sonora que já escutei numa experiência gaming, é uma autêntica maravilha simplesmente impossível de transmitir em palavras. Jogar títulos como Tekken 8 (banda sonora energética e eletrizante), Persona 3 Reload (onde o jazz predomina na banda sonora e te permite escutar diversos instrumentos tocados por humanos), e Star Wars Jedi Survivor, com sons já bem conhecidos e escutados em salas de cinema, foram das minhas principais ajudas para testá-lo.
Existem outros bons argumentos, que evidenciam os esforços da Logitech para alcançar a excelência:
- Excelência sonora: A Logitech apresenta aqui a melhor qualidade sonora que já tive numa experiência gaming. Momentos como usar o sabre de luz em Star Wars Jedi Survivor faz sentir que estás numa sala de cinema, Persona 3 Reload com a sua banda sonora de influências jazz transmite a sensação de estar num concerto ao vivo. Escutas os diversos sons com elevada precisão, sem distorção, o que torna possível ouvir imensas coisas e diferenciá-las, mas ao mesmo tempo escutar os sons em sintonia. Fiquei especialmente impressionado com Persona 3 Reload, parecia que estava ali ao lado dos músicos, a sentir a bateria e baixo ao meu lado e não apenas ouvir.
- Cancelamento de ruído: Poderá não ser das principais competências em destaque pela Logitech, mas na minha experiência desempenhou uma surpreendente capacidade neste aspecto. Experimentei jogar com alguém a aspirar a meros metros de mim e o ASTRO A50 X conseguiu cancelar o ruído com grande eficácia, de tal forma que nem sequer incomodou a experiência. Se alguém estiver a falar para ti vais conseguir ouvir e não bloqueia por completo o ruído, mas é competente.
- Isolamento da voz: O microfone no ASTRO A50 X também merece destaque. Não é um microfone da melhor das qualidades e um dispositivo específico a capturar a tua voz, mas como parte de um headset, é do mais competente que encontrarás num equipamento similar. O vídeo em baixo, a jogar Tekken 8, mostra-te a qualidade e isolamento. Mesmo com pessoas ao teu lado, o microfone no headset consegue focar-se na tua voz e bloquear o ruído indesejado.
- Elevada compatibilidade: É um dos seus principais argumentos e enquadrado com as suas especificidades (mais sobre isso em baixo), é simplesmente excelente. A base permite conectar o ASTRO A50 X a diversos dispositivos ao mesmo tempo e transitas entre eles com o simples pressionar de um botão. Podes conectá-lo a um PC ou Mac por bluetooh, se preferires, mas a melhor experiência de som será com os cabos através da base. A possibilidade de alternar entre PS5, Xbox Series e PC com o simples pressionar de um botão, graças à base, foi mesmo o detalhe diferenciador, além da qualidade de som.
- Duração da bateria: A bateria do ASTRO A50 X dura mesmo muito, mais de 20 horas, o que é impressionante e indicado para quem passa imenso tempo seguido a jogar. Uma vez que o colocarás constantemente na base, jamais te vais preocupar com a bateria.
- Conforto: Mesmo para quem não prefere headsets over-ear, que podem causar desconforto com a pressão ou peso, sem falar no aquecimento da orelha e zona ao redor, o ASTRO A50 X revelou-se confortável de usar. Não aqueceu as orelhas e somente após cerca de 2 horas a jogar é que comecei a sentir o headset e a necessidade de pausar para descansar.
A base
Perante o impacto na experiência geral e o quão específico torna um headset já de si específico devido ao preço, tenho de escrever em destaque sobre a base pois é um elemento que definirá a tua experiência. A base significa a presença de tecnologias que melhoram a experiência de som, mas pode gerar algum atrito na preparação inicial do dispositivo.
Preparar a base exige mais cabos do que aqueles que estão na caixa, nomeadamente os cabos HDMI 2.1 para melhor som e a possibilidade de frequências mais elevadas de imagem (120Hz nas consolas), uma despesa extra a triplicar se o quiseres ligar a duas consolas e PC. Isto também significa que terás de esconder cerca de 7 cabos que conectam a base às consolas e PC, mas o mais importante nem é a estética ou preparação. O mais importante é que isto te obriga a ter as consolas conectadas ao mesmo ecrã, pelo menos na mesma divsão e próximas.
Conclusão
O Logitech ASTRO A50 X LIGHTSPEED é sem dúvida o melhor headset gaming que já tive o prazer de testar. A qualidade do som é divinal, é uma experiência de puro deleite capaz de te permitir ouvir com elevada fidelidade a rica diversidade sonora nas tuas experiências gaming. Seja a jogar Star Wars Jedi: Survivor, Persona 3 Reload ou Tekken 8, a experiência de jogo torna-se incrivelmente superior graças ao requinte sonoro que este Logitech ASTRO A50 X LIGHTSPEED te entrega.
Dito isto, precisas equacionar a base pois apesar do headset ser o produto que realmente queres, a base tem demasiado impacto na apreciação de toda a experiência. Se tens todas as plataformas no mesmo local e podes preparar tudo e não mexer mais, o que significa esconder cabos e desfrutar da transição entre consolas com o pressionar de um botão, é uma experiência muito boa. Se não tens as plataformas conectadas ao mesmo ecrã e terás de “passear” constantemente a base, poderás ter de pensar melhor se estás disposto a isso.
Prós: | Contras: |
|
|