A PlayStation apresentou no final de fevereiro os auriculares Pulse Elite, mais um acessório pensado para expandir o ecossistema em torno da PlayStation 5, a sua mais recente consola. Com a ajuda do comando profissional Dualsense Edge, o PS Access e dos auriculares Pulse Explore (opção in-ear da qual podes saber mais aqui), a Sony Interactive Entertainment dá continuidade ao que começou em 2020 com os auriculares Pulse 3D: expandir o catálogo de acessórios que podes comprar para a consola, com especial foco no som gaming.
Desde o anúncio da PS5 e das ambições da SIE para o som, com a tecnologia de áudio Tempest 3D em grande destaque, a companhia trabalha para criar opções oficiais através das quais tenta evidenciar a profundidade e direção de uma vertente sonora tridimensional. É algo que consegue tornar-se incrivelmente imersivo, demonstrado com excelência em diversos jogos. Para muitos, que preferem focar a sua atenção na qualidade de imagem, não será um elemento particularmente importante, mas para outros tantos, é uma das principais formas de alcançar requinte gaming, de conferir ainda maior envolvimento a uma experiência interativa.
A qualidade e posicionamento dos Pulse Elite é explicada desde logo pelo nome, a SIE não foi presunçosa. Estes auriculares são mesmo os melhores que a companhia apresentou, até à data, com uma qualidade sonora espetacular sem pedir que assaltes um banco. Além do som, algo que por si só já os coloca acima dos Pulse 3D, os Elite mostram que são mesmo Elite com diversas características e refinamentos sobre esses primeiros auriculares oficiais, por um preço que não é muito superior.
Pulse Elite (149.99€)
Numa altura em que existem diversas opções de som da Sony com a linha InZone compatíveis com a PS5, PC e mobile, temos agora opções da própria PlayStation, desde over-ear a in-ear. Ao longo destes últimos meses, já experimentei os Sony Inzone Buds, Inzone H5, Astro A50X e Pulse Explore, o que me permitiu adquirir alguma experiência em som gaming no que diz respeito a parâmetros comparativos. Entre auriculares que se prezam pela qualidade do som, a pureza e refinamento de cada som emitido, conveniência, equilíbrio entre qualidade e preço ou conforto, posso dizer que os Pulse Elite exibem fortes argumentos para o preço.
Principais Destaques
Após passar duas semanas com os Pulse Elite a jogar títulos como Final Fantasy 7 Rebirth, Rise of the Ronin, Tekken 8 e outros mais, posso escrever que fiquei surpreendido com esta opção over-ear da PlayStation. Eu deixei de usar os meus Pulse 3D por motivos como desconforto (pressão na cabeça e orelhas quentes, por exemplo) ao ponto de me arrepender dos 100 euros gastos neles e sentir maior apelo nas opções in-ear (mesmo com as contrapartidas no envolvimento sonoro e preço), mas os Pulse Elite convenceram-me em pleno:
- Auriculares ovear-ear leves e confortáveis
- Altifalantes planar magnéticos para uma experiência gaming de elevada imersão sonora
- Tecnologia PlayStation Link para ligação sem fios sem perdas
- Podes ligá-los a dois dispositivos ao mesmo tempo
- Podes ligá-los a telemóveis ou PC por Bluetooth
- Microfone melhorado com rejeição de ruído através da IA
- A bateria dura imenso, até perto de 30h
- Carregamento rápido
Comparados com os Pulse Explore, Pulse 3D, Inzone H5 ou Inzone Buds, os Pulse Elite conseguem uma qualidade sonora similar ou superior a todos, são confortáveis, não aquecem as orelhas e exibem maior cuidado em diversos parâmetros, o que sugere que a SIE aprendeu várias lições e melhorou na segunda tentativa de um auricular over-ear, mas já escreverei em maior detalhe sobre isso. Tal como nos Explore, os Pulse Elite elevam-se sobre os Pulse 3D com a tecnologia de transdutores planares magnéticos, mas estão livres de sérios problemas que afetam tanto os Pulse 3D como os Explore:
- Qualidade de som – Os Pulse Elite exibem a melhor qualidade sonora nuns auriculares produzidos pela PlayStation. A pureza do som é muito satisfatória e consegue transmitir com requinte o desejado efeito 3D que engrandece as experiências. Consegues discernir a direção do som, até na vertical, consegues escutar os diferentes sons, distinguir fontes e as experiências ganham maior detalhe. Algo ficou comigo foi ao jogar Rise of the Ronin e escutar os passos na madeira das casas como se fosse eu próprio a caminhar. Frequentemente esperamos que a conquista venha das grandiosas composições orquestradas nos jogos, mas são estes minuciosos detalhes que fazem a diferença.
- Over-ear confortáveis de usar – Como referi, os Pulse 3D deixaram-me sem vontade de voltar a jogar com auriculares over-ear, devido ao desconforto, peso e temperatura. Os Astro A50X já me tinham conquistado e agora junto os Pulse Elite aos bons exemplos. São eleves, as tuas orelhas ficam envolvidas num espaço que não causa pressão na cabeça, nem sentes demasiado calor. Além de transmitir a ideia de melhor design e fabrico, os Pulse Elite conseguem isolar parte do ruído ao teu redor, num formato over-ear que equilibra bem conforto com qualidade de som.
- Conexão a dois dispositivos em simultâneo – Não é uma funcionalidade que me convenceria antes de a usar, mas agora considero uma pequena mais valia. Não me imaginava a precisar dela, mas agora vejo muita utilidade. Ter os Pulse Elite ligados à PS5 e telemóvel em simultâneo, por exemplo, não parece muito útel, mas a possibilidade de atender uma chamada e continuar a jogar enquanto falas com alguém sem tirar os auriculares é conveniente. Mais do que isso, em sessões nas quais estou apenas a passear para farm, nas atividades opcionais de Final Fantasy 7 Rebirth ou Rise of the Ronin, escutar um podcast no telemóvel com os mesmos auriculares que me permitem comodamente ouvir o som do jogo se algo importante surgir, é uma pequena funcionalidade que lentamente me conquistou.
- Microfonte que podes ajustar e aproximar da boca – Superior aos Pulse 3D e Pulse Explore, o microfone dos Pulse Elite está na ponta de uma peça que podes puxar e aproximar da boca. Se não quiseres falar, podes mantê-la no encaixe, mas quando queres falar podes puxar a peça e colocar o microfone mesmo perto da tua boca. A tecnologia para isolar a voz ajuda imenso e ajustar a posição do microfone, já muito mais perto da fonte do que as outras duas opções, mostra como a Sony fez algo simples, mas prático e muito benéfico para a qualidade.
- Compatibilidade – Como referido, podes emparelhar os auriculares Pulse Elite com diversos dispositivos, desde a PS5, PC, Mac, tablets e telemóveis. Até os podes usar noutras consolas com o uso de um cabo Jack, se quiseres. Transitar rapidamente da PS5 ou outra consola quando acabas uma sessão gaming para ouvir música ou ver uma série no telemóvel ou PC são exemplos do quão prático e fácil de configurar são.
- Bateria que dura e dura e dura – É um dos melhores argumentos que tem sobre os outros auriculares Pulse da PlayStation e até muitos outros similares. A bateria dos Pulse Elite dura tanto que até me esqueci que eventualmente precisaria de a carregar. Quando chegou o momento de a carregar dei por mim a estranhar e a pensar se estava avariado pois com mais de 20 horas de uso, parece que nunca acaba.
Conclusão
Os Pulse Elite mostram um trabalho que merece muitos elogios e é a principal referência de áudio gaming da PlayStation para a PS5. A sua qualidade justifica totalmente o preço e comparado com os Pulse 3D, é verdadeiramente Elite, até mesmo com os Explore. Estes auriculares over-ear são confortáveis, mesmo que o aspecto seja estranho, a bateria dura imenso, são fáceis e rápidos de configurar, e a qualidade de som é totalmente imersiva. Se procuras uma opção para a tua PS5 de forma a engrandecer o envolvimento sonoro das tuas experiências gaming, os Pulse Elite merecem a tua atenção.
Prós: | Contras: |
|
|