A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (6) um alerta para chuvas de forte intensidade que atingirão todas as regiões do território paulista nesta quinta (7) e sexta-feira (8). Os níveis acumulados de precipitações poderão variar entre alto e muito alto.
O alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste. Isso criará condições para temporais acompanhados de rajadas de vento e granizo.
Diante do cenário, a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu instalar um gabinete de crise a partir das 8h desta quinta.
O gabinete de crise para responder ao evento climático contará com membros de agências reguladoras estaduais, concessionárias de energia elétrica e de abastecimento de água. A intenção, segundo o governo, é permitir uma comunicação ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.
Há previsão de níveis acumulados de chuva muito altos para a capital paulista, assim como para toda a região metropolitana de São Paulo. O mesmo se aplica a cidades litorâneas da Baixada Santista e litoral norte.
Merecem atenção especial os entornos dos municípios de Bauru e Araraquara, onde deve chover ainda mais forte.
Nas regiões de Marília e Presidente Prudente os níveis previstos são considerados altos.
Para ser considerado muito alto, o nível de chuva acumulado precisa superar 150 milímetros no período válido para o alerta, segundo a Defesa Civil. Quanto o acúmulo de água fica abaixo desse nível, mas superior a 80 milímetros, ele é classificado como alto.
Quando esse valor é de até 80 milímetros, o patamar é considerado médio, segundo classificação que passou a ser divulgada também nesta quinta pela Defesa Civil.
O acúmulo de chuva é calculado conforme o volume de água concentrado em uma área determinada durante um período específico. Um milímetro de chuva em 24 horas equivale a um litro de água acumulado numa área de um metro quadrado durante um dia de chuva.
Cuidados durante as chuvas
O governo estadual lista as seguintes recomendações a serem adotadas pela população durante temporais:
- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
- Não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência;
- Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo @defesacivilsp.