Com a nova funcionalidade de gravação de jogos do Steam, os utilizadores têm agora uma forma prática e completa de capturar, editar e partilhar os seus melhores momentos em qualquer jogo compatível com o Steam Dashboard. Esta ferramenta foi desenhada para funcionar de forma simples, com opções de gravação contínua em segundo plano ou manual, e inclui um sistema de organização avançado através da Steam Timeline. Esta linha de tempo inclui marcadores de eventos automáticos e personalizados que facilitam a identificação de momentos-chave, ajudando a rever peças e a editar conteúdos para partilha.
A ferramenta dá a possibilidade de configurar definições específicas para cada jogo, como a qualidade e a duração da gravação, incluindo opções como gravações infinitas ou proteção contra gravação. Esta personalização permite aos jogadores adaptar as definições ao tipo de sessão que pretendem gravar, desde pequenos clips a longas sessões de campanha.
A funcionalidade é otimizada em termos de desempenho, utilizando GPUs de codificação dedicadas da NVIDIA e da AMD, o que reduz o impacto no sistema. Nos dispositivos que não dispõem destas GPU, é utilizado o processador do sistema, com um impacto que pode variar em função do hardware.
A interface para gerir gravações e capturas do ecrã facilita o acesso e a organização de todos os clipes guardados. As gravações são guardadas numa linha de tempo para consulta rápida e o novo visualizador de destaques permite navegar facilmente entre os eventos. Este sistema de gestão é totalmente funcional na Steam Deck, além de estar disponível na aplicação Steam para PC, e permite exportar em formato MP4 para partilhar nas redes sociais ou enviar para dispositivos móveis, quer através de uma ligação temporária Steam, de um código QR ou diretamente através da aplicação móvel Steam.
Além disso, está incorporado um sistema de marcadores, que podem ser adicionados pelo jogador ou automaticamente pelo próprio jogo, se este suportar a API da linha de tempo do Steam. Estes marcadores identificam momentos específicos, como conquistas ou eventos importantes, na linha de tempo, permitindo criar clips de forma rigorosa. Também permite ajustar os canais de áudio gravados, garantindo que apenas o áudio do jogo é captado, evitando outros ruídos de fundo do sistema ou do ambiente de trabalho.
Para os jogos que utilizam a API Steam Timeline, a linha de tempo pode ser enriquecida com marcadores de eventos pormenorizados, definidos pelos próprios criadores, para uma experiência personalizada. Além disso, é possível aos criadores controlar o aspeto da linha de tempo, por exemplo, indicando alterações no modo de jogo, o que confere mais contexto à gravação. A gravação de jogos é compatível com títulos do Steam e até com jogos de outras plataformas, desde que sejam jogados através do painel de controlo do Steam.
Esta funcionalidade foi melhorada com base no feedback dos utilizadores da versão beta, que ajudaram a aperfeiçoar opções como atalhos de captura rápida e opções de exportação avançadas. Com o objetivo de dar aos jogadores mais controlo sobre as suas capturas, o Steam fornece uma série de ferramentas leves e intuitivas para guardar e editar gravações.