Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, de Recife, na manhã desta sexta-feira (1º).
Como procedimento padrão em situações em que os pilotos declaram emergência, equipes do aeroporto colocaram seus veículos nas proximidades da pista, em prontidão para qualquer imprevisto durante o pouso.
O piloto reportou ao controle de tráfego aéreo que houve uma falha de motor, a informação foi confirmada pela FAB.
“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave Hawker IU-93A, pertencente à FAB, apresentou falha momentânea do motor, vindo a pousar sem intercorrências e com segurança no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, em Recife, na manhã da última sexta-feira”, afirmou o órgão.
A FAB afirmou, ainda, que os investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram notificados para identificação de possíveis fatores contribuintes desta ocorrência aeronáutica.
Vídeo captado pela câmera ao vivo do canal “Papa Charlie Golf”, no YouTube, mostra o momento da chegada do jato.
O avião é um Hawker IU-93A, um jato executivo Hawker 800XP modificado com instrumentação especial para efetuar aferições de sinais de instrumentos de auxílio à navegação aérea.
De matrícula FAB-6050, ele é operado pelo GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), da Força Aérea Brasileira, responsável pela inspeção e manutenção dos sistemas de navegação aérea em todo o território nacional, garantindo que os equipamentos estejam sempre em conformidade com os padrões internacionais de segurança.
Conforme dados de rastreamento online de voos, sob identificação GEIV50, o jato partiu de Petrolina (PE) às 9h15, subiu até 25 mil pés de altitude, voou até o litoral, realizou uma órbita e então seguiu no rumo de Recife, baixando até 10 mil pés de altitude. Antes da aproximação para o pouso, ainda realizou duas trajetórias circulares.
Como visto na gravação, o pouso foi concluído em segurança, às 11h, e as equipes de emergência seguiram o Hawker IU-93A pela pista e até o pátio.
Também nesta sexta-feira, dois aviões T-27 Tucano, da FAB, colidiram no ar durante um treinamento em Pirassununga (cerca de 210 km da capital paulista), onde fica a AFA (Academia de Força Aérea).
Um dos aviões caiu na zona rural da cidade. O piloto, de acordo com a FAB, conseguiu se ejetar e foi resgatado com segurança por militares da Aeronáutica. Seu estado de saúde não foi divulgado. A aeronave teria sido direcionada para uma região desabitada antes da queda.
O outro avião, também de acordo com nota da Força Aérea, conseguiu pousar na própria AFA.
Conforme a FAB, os cadetes colidiram durante voo de instrução.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) diz que investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores que contribuíram para a queda.
Questionada sobre as avarias no T-27 que pousou, a Aeronáutica não respondeu.